Fontes Alternativas
INTRODUÇÃO
Neste estudo será abordado as fontes alternativas, sendo uma fonte de energia sustentável, sem contaminação do meio ambiente.
Dentro deste, iremos citar sobre cada fonte, sobre suas vantagens e desvantagens.
FONTES ALTERNATIVAS (FUTURO MAIS LIMPO)
ENERGIA GEOTÉRMICA.
Definição: Energia geotérmica é a energia adquirida a partir do calor que provêm da Terra, mais justamente do seu interior. Devido à necessidade de adquirir energia elétrica de uma forma mais limpa e em quantidades cada vez maiores, foi desenvolvido um modo de usufruir esse calor para a geração de eletricidade. Hoje a grande parte da energia elétrica provém da queima de combustíveis fósseis, como o petróleo métodos esses muito poluentes.
Onde é gerada: A Terra é formada por grandes placas, que nos mantém isolados do seu interior, no qual encontramos o magma, que se resume basicamente em rochas derretidas. Com o aumento da profundidade a temperatura vai acrescendo, no entanto, há zonas de intrusões magmáticas, onde a temperatura é muito maior. Essas são as zonas onde existe elevado potencial geotérmico.
Transformando em eletricidade: Em centrais geotérmicas, o vapor, de reservatórios geotérmicos fornece a energia que alimenta os geradores de turbina e produz a eletricidade. A água geotérmica usada é depois reenviada ao reservatório através de um poço de injeção, para ser reaquecida, para assim manter a pressão, e suportar o reservatório.
HÁ TRÊS FORMAS DE UTILIZAR A ENERGIA GEOTÉRMICA:
1. Utilização direta: reservatórios geotérmicos de temperaturas baixas moderadas (20ºC-150ºC) podem ser aproveitados diretamente para fornecer calor para a indústria, aquecimento ambiente, termas e outros aproveitamentos comerciais.
2. Bombas de calor geotérmicas (BCG): Aproveitam as diferenças de temperatura entre o solo e o ambiente, fornecendo calor e