Farmácia quintessencia
Introdução
O presente trabalho de pesquisa tem como principal objetivo, analisar ações de Gestão de Pessoas e Responsabilidade Social e Ambiental na empresa farmacêutica Quintessência. Para tais fins, pesquisamos no artigo desenvolvido pelo Prof. Rodrigo Siqueira da ESPM RJ, em parceria com a Associação Brasileira de Recursos Humanos. Do artigo foi possível um alcance macro das relações organizacionais da empresa, possibilitando a utilização dos conceitos abordados nas disciplinas do 6° semestre, como ferramentas para as análises.
A pesquisa seguiu o roteiro programado destacando o histórico da empresa farmacêutica Quintessência, comumente a missão, visão e valores organizacionais. Avaliamos o plano de Gestão de Pessoas verificando se suas ações correspondiam com as propostas internas de Gestão de Pessoas e estratégia.
Em relação à Responsabilidade Social destacamos a importância de se criar ações voltadas para o público interno, quando, geralmente, a tendência é relacioná-lo com o meio ambiente e atividades junta à sociedade.
Desenvolvimento
1Na década de 80 quatro jovens farmacêuticos, recém formados pela UFRJ, resolvem se unir por um ideal comum e, de forma empreendedora, montam uma farmácia homeopática. Visando sempre a inovação, o lema da empresa era exercer não só assistência farmacêutica, mas, acima de tudo, proporcionar maior atenção à saúde do cliente. E para isto, focaram no fornecimento de informações quanto os cuidados com a terapia e buscando uma parceria com o corpo médico. Assim nascia a Farmácia Quintessência, cujo nome fazia alusão ao filósofo grego Aristóteles, que considerava o universo sendo composto por quatro elementos primordiais: terra, agua, ar, fogo e mais um quinto elemento. Sem o qual a matéria seria inerte. Ou seja, era a quinta essência que possibilitava a existência viva da matéria.
Mas o que possibilitou o