Pt Dp C pia
O presente trabalho trata-se de um estudo de um caso de uma farmácia de manipulação, Quintessência. Na década de 80 quatro jovens farmacêuticos recém formados uniram-se para montar uma farmácia homeopática. O case apresenta o processo de gestão de pessoas que garantiu em 2008 o prêmio gestão de pessoas na categoria pequena e Micro Empresa e a elaboração de um plano de gestão por competência.
2 DESENVOLVIMENTO
A farmácia de manipulação Quintessência tornou-se realidade a partir da união de quatro jovens farmacêuticos que aproveitam o momento em que as farmácias de manipulação voltavam ao mercado, após um período de 20 anos de estagnação. Na década de 80 os quatro farmacêuticos, com idade média de 25 anos, recentemente formados decidiram montar uma farmácia homeopática. Em 1986 abriram a primeira farmácia, onde por dois anos eram os quatro sócios que desenvolviam todas as funções dentro farmácia, desde a limpeza até a visitação medica. Um marco importante aconteci em 1988 com a abertura da primeira filial, quando passaram a contratar funcionários para a divisão de tarefas.
O planejamento estratégico é muito importante para organização, pois apresenta-se como um processo de formulação de estratégias organizacionais, sendo assim um padrão que integra as maiores metas, políticas e sequências de ações empresariais. Ele também é um processo continuo e por isso a empresa Quintessência embora já tenha um planejamento estratégico em consolidação, seu planejamento não esta estagnado, permaneci em constante modificação para atender as necessidades que o ambiente externo impõe.
O planejamento estratégico comtempla a missão, visão e valores da empresa, estes, que são fundamentais para identificar a razão da existência da organização, onde ela quer chegar, como e onde caminhar, quais seus objetivos e quais são ações precisam ser desenvolvidas para alcançar suas aspirações.
“A missão da