Farmácia Hospitalar
CURSO DE FARMÁCIA
FARMÁCIA HOSPITALAR DO HU-PI
TERESINA
2014
FARMÁCIA HOSPITALAR DO HU-PI
Relatório referente à disciplina de Farmácia Hospitalar como registro de aula de campo do dia 08 de outubro de 2014.
Prof.: çkçjcçajça
TERESINA
2014
1 INTRODUÇÃO
O serviço de farmácia hospitalar é responsável por diversas atividades com forte impacto na assistência hospitalar. A realização inadequada das atividades expõe pacientes hospitalizados à não-solução de seu problema de saúde, ou mesmo, à possibilidade de agravamento do quadro clínico, seja pela indisponibilidade do medicamento necessário ou pelo surgimento de eventos adversos relacionados a medicamentos classificados como erros de medicação (OPAS, 1997).
Erros de medicação contribuem para o aumento da morbidade hospitalar, podendo ou não ser originados no serviço de farmácia hospitalar. Todavia, esta deve participar em todas as etapas e processos envolvendo medicamentos no hospital, sendo, por isso, co-responsável quando da ocorrência de desfechos mórbidos que incluam, entre seus determinantes, medicamentos e terapêutica medicamentosa (Castro et al., 2003).
Os Serviços Farmacêuticos (SF) são responsáveis pelas ações ligadas ao Medicamento, tendo em vista a sua utilização racional e adequada, centrada no Doente. Com efeito a utilização correta do Medicamento implica tomadas de decisão a vários níveis, desde da distribuição, prescrição e administração, em muitos dos quais os conhecimentos farmacêuticos assumem um papel determinante, cabendo-lhes a responsabilidade de decidir algumas etapas do ciclo do medicamento de forma a: garantir aos doentes uma terapêutica segura, eficaz, eficiente e racional e ao mesmo tempo tentar reduzir as despesas (optando por medicamentos mais baratos com o efeito farmacêutico desejado para uma