Farmácia básica
PESQUISA BÁSICA
1 PESQUISA BÁSICA EM FARMÁCIA
1.1 Antecedentes Históricos dos Medicamentos
A grande maioria dos medicamentos é composta por uma mistura de substâncias. A parte fundamental corresponde a um ou vários princípios ativos, que são as substâncias diretamente responsáveis pelos efeitos benéficos. As restantes, que ocasionalmente constituem a maior parte do conteúdo do medicamento, correspondem aos excipientes, substâncias de natureza diversa, cuja função consiste em servir de suporte aos princípios ativos, proporcionar a sua adequada conservação e facilitar a sua administração.
A origem dos medicamentos é muito variada. Muitos são de procedência natural: mineral, vegetal, animal e até microbiano. Mesmo que alguns destes produtos possam ser utilizados tal como são encontrados na natureza, hoje em dia, costumam ser processados em laboratório, de modo a purificar-se os seus princípios ativos e poder-se calcular com precisão a quantidade utilizada, proporcionando maior segurança e eficácia na sua administração. Por vezes, estes princípios ativos são modificados em laboratório para obter produtos semi-sintéticos com maior potência ou menos efeitos indesejáveis.
Outros medicamentos são obtidos em laboratório mediante processos de síntese, através de reações químicas a partir de substâncias simples, o que constitui, atualmente, a principal fonte de princípios ativos. Hoje em dia, pode-se obter medicamentos através de sofisticadas técnicas de engenharia genética, como acontece, por exemplo, com a insulina humana e a hormona do crescimento. Deve-se ter em conta, igualmente, que embora existam medicamentos muito semelhantes, devido ao fato de serem constituídos pelos mesmos princípios ativos, pode-se distingui-los através da sua diferente composição, pois evidenciam distintos excipientes ou diferentes proporções dos mesmos.
Historicamente, povos antigos já desenvolviam interesse no estudo da relação: doença-substância-cura. No