Inserção do aluno de farmácia em Unidade Básica de Saúde
Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto
Universidade de São Paulo
Objetivos
Estabelecer, por meio de ações de pesquisa e de extensão,o contato do aluno com os usuários do serviço de saúde, permitindo que este detecte, na prática,as suas necessidades, assim como as dificuldades e os avanços do Sistema Único de Saúde (SUS), acrescentando, à sua formação, teorias e práticas de humanização. Integrar alunos, profissionais de outras formações e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), estabelecendo um trabalho em equipe, objetivando uma melhora no acompanhamento da farmacoterapia do usuário.
Métodos/Procedimentos
Os alunos, com acompanhamento de dois farmacêuticos técnicos especializados, desenvolveram atividades nas diversas áreas do Centro de Saúde Escola da Vila Tibério, uma Unidade Básica de Saúde (UBS), historicamente vinculada à USP, que conta com equipe de ACS, mas não com farmacêutico. Acompanharam o acolhimento, a vacinação, curativos, pré e pós-consulta, visitas domiciliares (VD) e visitas aos Equipamentos Sociais. Participaram dos grupos comunitários -de artesanato e de saúde mental - e de reuniões do Conselho Local de Saúde. As VD foram realizadas em famílias selecionadas pelas ACS e que apresentavam problemas na adesão ao tratamento medicamentoso. Posteriormente, havia a discussão dos casos, realização do relatório no prontuário da família e, nas próximas visitas, as possíveis intervenções.
Resultados
Embora não avaliado de forma quantitativa, as reuniões dialogadas entre a equipe de pesquisadores e a do CSE permitiram observar uma melhor compreensão dos princípios e diretrizes do SUS, principalmente no tocante ao atendimento e às dificuldades da referência e contra-referência. Observou-se, com as VD, que o farmacêutico tem um papel importante na melhoria do tratamento, uma vez que, devido à constante falta de adesão por parte dos usuários, interferências eram realizadas em