Farmacos Agonistas Adrenergicos E Ap Respiratorio
Disciplina: FARMACOLOGIA
Prof. Edilberto Antonio Souza de Oliveira - www.easo.com.br
Ano: 2009
APOSTILA Nº 08
FÁRMACOS AGONISTAS ADRENÉRGICOS
FÁRMACOS QUE ATUAM SOBRE O SISTEMA RESPIRATÓRIO
RESUMO SOBRE A NEUROTRANSMISSÃO ADRENÉRGICA
Os impulsos nervosos são transmitidos nas sinapses através da liberação de substâncias químicas chamadas neurotransmissores. Quando um impulso nervoso ou potencial de ação alcança o fim de um axônio pré-sináptico, as moléculas dos neurotransmissores são liberadas no espaço sináptico. Os neurotransmissors constituem um grupo variado de compostos químicos. A transmissão sináptica refere-se à propagação dos impulsos nervosos de uma célula nervosa a outra. Isso ocorre em estruturas celulares especializadas, conhecidas como sinapses--- na qual o axônio de um neurônio pré-sináptico combina-se em algum local com o neurônio póssináptico. A ponta do axônio pré-sináptico, que se justapõe ao neurônio pós-sináptico, é aumentada e forma uma estrutura chamada de botão terminal. Um axônio pode fazer contato em qualquer lugar do segundo neurônio: nos dendritos (uma sinapse axo-dendrítica), no corpo celular (uma sinapse axo-somática) ou nos axônios (uma sinapse axo-axônica).
Os neurônios adrenérgicos liberam como neurotransmissor a noradrenalina (também conhecida como norepinefrina).
No sistema simpático, a noradrenalina, portanto, é o neurotransmissor dos impulsos nervosos dos nervos autonômicos pós-ganglionares para os órgãos efetuadores.
A noradrenalina é formada a partir do aminoácido tirosina, de origem alimentar, que chega até aos locais da biossíntese, como à medula adrenal, às células cromafins e às fibras sinápticas através da corrente sangüínea. A tirosina é transportada para o citoplasma do neurônio adrenérgico através de um carregador ligado ao sódio (Na+).
A enzima tirosina hidroxilase transforma a tirosina em DOPA (diidroxifenilalanina).
A DOPA é transformada em dopamina através da enzima dopa descarboxilase (também
denominada