farmacognosia
CAS – [8007-47-4]
Descrição – Líquido oleoso amarelo ou esverdeado, extraído da Abies balsames L., Pinaceae. Com cheiro agradável de pinho. Se exposto ao ar, solidifica-se gradativamente em massa não cristalina.
Características físicas – Densidade: 0,987 a 0,994. Índice de refração: 1,53.
Miscibilidade – Miscível em água, benzeno, clorofórmio e xileno.
Informação adicional – Usado para fixar de lâminas para
Microscópio
BÁLSAMO DO PERU
Myroxylon peruiferum
Descrição : Da família das Fabaceae. Também conhecida como óleo-balsamo, bálsamo-de-tolu, pau-bálsamo, bálsamo-índico-seco, bálsamo-de-cartagena, resina-de-tolu, bálsamo-toluano, bálsamo-da-américa, bálsamo-de-cartagena, bálsamo-de-cheiro-eterno, bálsamo-de-são-tomaz, bálsamo-do-peru, bálsamo-de-são-salvador, benjoim-do-norte, opobálsamo, óleo-vermelho, coroiba, resina-de-tabu. Árvore de grande porte, com tronco e ramos de casca grossa e sem espnho. Em sua casca apresentam-se bolsas que armazenam o óleo-resina, denominado o bálsamo de tulu. Esses bolsas são mais numerosas nas árvores mais jovens. As folhas são alternas, pecioladas, compostas de 7 a 12 folíolos ovais e lisos, apresentando pontos translúcidos. As flores de coloração branca, se apresentam em cachos. O fruto é uma vagem alongada e curva, com pedúculo achatado em forma de asa. Contém um ou duas sementes, que são olefinosas e aromáticas. Reproduz-se por sementes, que germinam facilmente, em volta da própria árvore. Não é exigente quanto ao solo, medrando nas encostas das terras. A colheita das folhas, cascas do tronco e óleo-resina, deve ser feita antes da floração.
Parte utilizada : Óleo, resina e casca.
Habitat: Bálsamo-de-tolú: Nativo da América do Sul, ocorre na Colômbia, Peru, Venezuela, Argentina, Brasil, Paraguai e Bolívia; Bálsamo-do-perú Nativo da América Central, México, El Salvador, República Dominicana, Peru, Venezuela, Bolívia.
História: O bálsamo é usado há séculos como fragrância em perfumaria,