Farmacias not
Estas farmácias vieram com o intuito de ampliar as fontes de notificação de casos suspeitos de efeitos adversos a medicamentos e de queixas técnicas de medicamentos. Este projeto reflete a preocupação da direção da ANVISA de que a farmácia, pública ou particular, deixe de ser um estabelecimento meramente comercial e agregasse o valor de utilidade pública. E que desta maneira promova a identificação de riscos capazes de antever ou minimizar consequências de problemas relacionados com produtos farmacêuticos à saúde dos usuários.
O usuário que estiver fazendo uso de algum medicamento que tenha causado uma reação adversa ou apresente qualquer problema (mudança de coloração, pigmentos nos comprimidos, rótulo diferente da embalagem externa, quantidade menor do que a indicada na embalagem, etc.), além dos desvios de qualidade do medicamento, a perda de sua eficácia, uso de medicamentos para indicações que não foram aprovadas pela ANVISA e que não possuem comprovação científica, casos de intoxicações por medicamentos, interações medicamentosas com substâncias químicas, outros medicamentos e alimentos, deve informar seu médico e procurar o farmacêutico da Farmácia Notificadora de sua cidade.
Essas notificações são levadas a ANVISA possibilitando a monitorização de medicamentos comercializados no País, preservando sua segurança e efetividade. Após análise, as notificações serão incluídas em um Banco de Dados e o acúmulo destas informações