Farmacia
Orientador Profº Raphael Boiati
São Paulo
2012
1) Rémedio: Qualquer substância ou recurso utilizado para obter cura ou alivio. Diferentemente de fármaco, a substância utilizada não necessita ser conhecida quimicamente.
2) Medicamento: Produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado, com finalidade profilática, curativa paliativa ou para fins de diagnóstico. É uma forma farmacêutica terminada que contém o fármaco geralmente em associação com adjuvantes farmacotécnicos.
3) Medicamento fitoterápico: Medicamento farmacêutico obtido por processos tecnologicamente adequados, empregando-se exclusivamente matérias-primas vegetais, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico.
É caracterizado pelo conhecimento da eficácia e dos riscos de seu uso, assim como pela reprodutibilidade e constância de sua qualidade. Não se considera medicamento fitoterápico aquele que, na sua composição inclua substâncias ativas isoladas de qualquer origem, nem associações destas com extratos vegetais.
4) Medicamento fitoterápico novo: Aquele abordado a partir de planta medicinal de uso alicerçado na tradição popular, sem evidencias, conhecidas ou informadas de riscos á saúde do usuário, cuja eficácia é validada através de levantamentos etnofarmacológicos e de utilização, documentações tecnocientíficas ou publicações indexadas.
5) Medicamento Fitoterápico Similar: Aquele que contém as mesmas matérias-primas vegetais, na mesma concentração de princípio ativo ou marcadores, utilizando a mesma via de administração, forma farmacêutica, posologia e indicação terapêutica de um medicamento fitoterápico considerado como referência.
6) Preparado: Produto pronto para uso
7) Preparado Fitoterápico Intermediário: É um produto triturado, pulverizado, rasurado, extrato, tintura, óleo fixo ou volátil, cera, uso e outros, obtidos de plantas frescas e de drogas vegetais através de operações de fracionamento,