Farmacia
Misturas
Ela é definida como uma substância impura feita de dois ou mais tipos de elementos (átomos) ou compostos ou ambos mecanicamente misturados em qualquer proporção, e que pode ser subdividida em substâncias mais simples através de meios físicos (mecânicos).
As misturas são classificadas em: * Homogêneas – quando a mistura apresenta uma única fase, não sendo assim possível, visualizar as substâncias presentes.
* Heterogênea – quando a mistura apresenta duas ou mais fases, sendo essas fases as partes visíveis da amostra.
* MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
Então, para sabermos se um composto é uma substância ou uma mistura poderemos recorrer aos métodos de separação de misturas. E estes métodos são diferentes para misturas homogêneas e para misturas heterogêneas.
* Misturas heterogêneas
* Peneiração – Utilizado quando uma mistura de sólidos granulados, cujo tamanho das partículas é sensivelmente diferente, é colocada sobre uma peneira e submetida à agitação.
* Catação – Método baseado na diferença de tamanho e de aspectos das partículas de uma mistura de sólidos granulados. Um dos sólidos é retirado com pinças ou com as mãos.
* Ventilação – O sólido mais leve é separado através de uma corrente de ar.
* Levigação – O sólido mais leve é separado através de água corrente.
* Separação magnética – separa misturas do tipo sólido-sólido, onde um dos componentes tem propriedades magnéticas e é atraído por um ímã.
* Filtração comum – é a retenção de um sólido através de uma superfície porosa (filtro). Utilizada para separar misturas de um líquido com um sólido não dissolvido, quando o tamanho das partículas do sólido é relativamente grande em relação ao tamanho dos poros do papel de filtro.
* Filtração à vácuo – quando o sólido e o líquido formam uma mistura de difícil filtração, como é o caso da água com farinha, pode-se acelerar o processo por meio da filtração a pressões