Farmacia
Segurança do trabalho trata-se de um conjunto de medidas para melhoria e adequação de funcionários para melhor desempenho de tarefas e diminuição de custos e despesas trabalhistas.
Neste artigo, vamos apresentar alguns tópicos obrigatórios, exigidos por lei, que toda empresa deve ter e manter. E você verá que investir em segurança do trabalho pode trazer ganhos de produtividade, melhora no ambiente de trabalho, aumento nos lucros e resultados de sua empresa e, o principal, redução de custos.
A legislação
No Brasil, todas as empresas estão obrigadas a cumprir com as normas específicas do Ministério do Trabalho, e com as farmácias de manipulação não é diferente, no que se refere à saúde e segurança do trabalho dos seus funcionários.
A RDC 67/2007 prevê que, durante uma inspeção, os fiscais da ANVISA possam solicitar a comprovação de que a empresa possui um Programa de Segurança e Saúde Ocupacional.
Além da ANVISA, todas as documentações pertinentes a saúde e segurança do trabalho também podem ser solicitados pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego – SRTE (antiga DRT), pelo Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB, por seguradoras (quando possuir) ou por outros órgãos que estiverem realizando fiscalizações, inspeções ou auditorias na empresa.
O descumprimento das leis e normas podem acarretar em multas, embargos ou interdições. Essas penalidades podem ser aplicadas de acordo com cada