Carina
Nome: Carina Tavares, Kamyla Morgade, Raquel Azeredo, Aline Rodrigues.
Nutrição humana
1- Quais são as enfermidades causadas pelas carências de vitaminas lipossolúveis?
Vitamina A - Cegueira Noturna, causada por falta de vitamina A, falta de capacidade de perceber detalhes em ambientes pouco iluminados. Cefaléia; lesões na pele, pele áspera e seca. A falta de vitamina A facilita mais a pegar doenças infeccionadas. Alterações cutâneas: A pele se torna seca escamosa e áspera conhecida como pele de ganso ou pele de sapo. Vitamina D- Provoca Raquitismo; desgaste dos ossos (osteoporose) e dos dentes. Vitamina K- Com a má absorção de lipídeos pode causar destruição da flora intestinal. Não foi registrado casos de deficiências graves.
Vitamina E – Em recém nascidos causa anemia e em adultos pode causar problemas neurológicos. Também está associada com a má absorção de gordura e causando prejuízos p/ o fígado, vesícula biliar e pâncreas.
2-Como se manifestam essas enfermidades?Quais as conseqüências dessas enfermidades para os indivíduos?
Vitamina A
Olhos - a ceratomalácia (amolecimento da córnea), olhos secos, com ulcerações e xerose da conjuntiva e córnea, são as manifestações mais precoces. A cegueira noturna, a mais conhecida, é uma das primeiras manifestações de carência da Vitamina A. A dificuldade extrema de visão, inclusive a cegueira total são as manifestações mais graves da sua carência.
Sistema respiratório - o epitélio das vias aéreas sofre alterações, a queratinização, o que propicia um aumento de infeções. Pode haver uma diminuição da elasticidade pulmonar, dificultando a respiração.
Pele - a queratinização e a secura da pele levam à erupção de pápulas que envolvem os folículos sebáceos, principalmente nas extremidades dos membros.
Sistema gênito-urinário - a deficiência de vitamina A leva à formação de cálculos renais. O epitélio das vias urinárias