Farmacia
A quimioterapia é o tratamento do câncer através de medicamentos. Os remédios utilizados recebem o nome de agentes quimioterápicos, podendo ser ingeridos ou administrados por veias, artérias e músculos do paciente
Existem dezenas de agentes quimioterápicos diferentes, cada um deles com indicações específicas e efeitos colaterais próprios.
Dependendo do tipo de câncer e de sua extensão no organismo, o tratamento pode ter objetivo curativo ou de controle da doença.
No tratamento curativo o objetivo da quimioterapia é eliminar completamente a doença.
Nos casos em que a doença não pode ser removida por completo, a quimioterapia busca diminuir a quantidade de células malignas no organismo. Determinando uma regressão do câncer, ou impedindo que suas células atinjam outros órgãos, a quimioterapia é capaz de prolongar a vida do paciente reduzindo os sintomas da doença. Esse é o tratamento de controle.
Protocolos quimioterápicos
Protocolo de quimioterapia é o termo empregado para definir as propostas de tratamento que combinam diferentes medicamentos, com doses e datas de administração programadas.
Os protocolos apresentam resultados semelhantes quando aplicados em diferentes centros de tratamento no mundo todo, sendo possível estimar sua eficácia terapêutica e os prováveis efeitos colaterais antes de iniciar o tratamento.
Um protocolo estabelece os medicamentos a serem utilizados, determina suas doses em função do peso ou da superfície corpórea do paciente (calculada com base no peso e na altura) e propõe as datas para sua administração.
A recuperação do organismo do paciente é também estimada pelo protocolo, que prevê um período livre de tratamento antes do início de cada novo ciclo de quimioterapia.
Duração do tratamento
O tratamento quimioterápico tem duração bastante variável. Algumas vezes segue uma programação com datas e número de ciclo preestabelecidos. Nos casos de quimioterapia adjuvante ou