Farmacia
Antagonistas Beta Adrenérgicos
Exemplos: Atenolol(seletivo), Propanolol(n seletivo) e Metoprolol.
Mecanismo: O receptor Beta 1 adrenergico é metabotrópico. Acoplado a via da Gs, essa via forma adenilciclase que converte ATP em AMP cíclico que ativa a proteína quinase A. Essa proteína por sua vez fosforila e abre canais de cálcio. Bloqueando o receptor Beta bloqueia portanto a entrada de cálcio diminuindo o debito cardíaco.
Bloqueadores de Canais de Calcio
Exemplos: Verapamil, Diltiazem, Amiodipina, Nifedipeno
Mecanismo: Bloqueiam a entrada de cálcio intracelular com isso impede a ligação do cálcio com o canal de rianodina e ocasiona na não abertura do reticulo sarcoplasmático e com pouco cálcio intracelular para se ligar a troponina diminui a contração(isso no coração) Nos vasos ele impede a entrada de cálcio causando relaxamento.Diminuindo portanto o debito cardíaco e a pressão arterial.Relaxamento dos vasos ocasionando vasodilatação e do músculo cardíaco diminuindo a contração.
Antagonista Alfa 1 Adrenergico
Exemplos:Prazosina, Doxazosina, Fenoxibensamina.
Mecanismo: Esta relacionado as veias. Nas veias existem os receptores Alfa 1 adrenergicos aclopados a via Gq.Quando ativado ocorre a ativação da fosfolipase C que pega Pip2 e Transforma em Ip3. O Ip3 por sua vez se liga no reticulo endoplasmático e libera cálcio. O cálcio estando na célula ocasiona a contração. Com o bloqueio do Alfa receptor bloqueia a entrada de cálcio e portanto toda essa cascata reações relaxando e fazendo vasodilatação.
Agonista Alfa 2 Adrenergico
Exemplos:Clonidina, Guanabenzo e Guanfacina.
Mecanismo: Estão ligados a via da Gi. Receptores Alfa 2 são inibitórios(Feedback negativo). Vai diminuir a entrada de cálcio devido a inibição da liberação das catecolaminas. Diminuindo a pressão arterial.
Bloqueadores de Neurônios Adrenérgicos
Exemplos:
Guanadrel: Inibe os neurônios pos ganglionares adrenérgicos periféricos.
Reserpina: Substitui a