farmacia
Saúde e doença não são estadas ou condições estáveis, mas sim conceitos vitais, sujeitos a constante avaliação e mudança.
Num passado ainda recente a doença era frequentemente definida como "ausência de saúde", sendo a saúde definida como "ausência de doença" - definições que não eram esclarecedoras. Algumas autoridades encararam a doença e a saúde como estados de desconforto físico ou de bem-estar. Infelizmente, perspectivas redutoras como estas levaram os investigadores e os profissionais de saúde a descurar os componentes emocionais e sociais da saúde e da doença. Definições mais flexíveis ,consideram múltiplos aspectos causais da doença e da manutenção da saúde, tais como factuais psicológicos, sociais e biológicos Contudo, apesar dos esforços para caracterizar estes conceitos, não existem definições universais. Por outro lado, e apesar de todos os avanços na pesquisa biomédica, o nosso sonho de atingirmos ou mantermos uma saúde física e mental. Isto é, a presença ou ausência de doença é um problema pessoal e social. É pessoal, porque a capacidade individual para trabalhar, ser produtivo, amar e divertir-se está relacionada com a saúde física e mental da pessoa. É social, pois a doença de uma pessoa pode aditar outras pessoas significativas (p.ex.: família, amigos e colegas). Devido a esse contexto, será propósito permitir que ao longo dessa matéria, se possa definir e discutir o conceito de saúde e doença desde os tempos mais longínquos da nossa história. Cerce que os períodos históricos descritos qualificam a emergência e o desenvolvimento de cada um dos modelos de intervenção e conceitualizaçao da saúde e das doenças, aceitando que eles coexistem e mesmo se interligam.
.
HISTÓRIA DAS DOENÇAS NATURAL
Ao longo da história foram apresentadas diferentes teorias capazes de interpretar o processo saude-doença, ou seja, de compreender as causas das doenças, bem como o seu significado e impacto social.
Refere-se ás