Farmacia
Docente: Profa.
1- O Sistema nervoso embrionário funciona?
Num estudo de Porto Alegre, foi pesquisado se era possível ter uma resposta do feto entre a 13ª e a 30ª semana do período de gestação. Durante esse tempo, foi feito testes uma vez por semana em 25 fetos com condição iguais. De acordo com os resultados o feto realmente responde a testes auditivos.
Os testes consistiam em emitir 5 pulsos de 2 segundos na barriga da mãe à espera de uma resposta. Os testes foram respondidos pelo feto de forma motora na primeira vez e as três vezes foram respondido de forma cardíaca, à resposta cardíaca teve padrão sinusiodal entre a 21 e 30 semanas de gestão, com uma tendência de aumento direto com a idade gestacional. É possível também analisar atividade bioelétrica a partir da 6ª semana, o movimento do feto pode ser entendido pelo menos pelo funcionamento dos músculos e depois da criação dos sulcos corticais começa a se formar as sinapse indicando circuitos neurais.
Houve resultados variados de respostas motoras e cardiovasculares, mas já na 13ª semana houve 70,5% resposta motora. Sendo a cardiovascular mais presente na 22ª.
Concluindo então, que tem sim reposta resposta do sistema nervoso no feto.
02 – Há neurogênese em adultos?
A neurogênese, nascimento de neurônios, durante a fase adulta é um processo impossível para vários estudiosos, devido a ideia de que os neurônios não são repostos, porém, estudos em roedores mostram a proliferação de novos neurônios pós-mitóticos que sofrem diferenciação entre 3-7 dias .
A neugênese em cérebro adulto é modulada por vários mecanismos fisiológicos e patológicos. Exercícios físicos e aprendizados são tidos como estimulantes desta, enquanto privação de sono, ingestão crônica de álcool e abuso de drogas são fortes inibidores.
O número de neurônios gerados no cérebro adulto é apenas uma pequena parte se for levado em conta o número de neurônios já existentes, entretanto estas