Farmacia
O CRF funcionará como agente promotor do desenvolvimento e melhoramento de produtos farmacêuticos e servirá para realização de testes pré-clínicos necessários para o desenvolvimento de medicamentos, uma área ainda muito carente no país. O CRF será coordenado por um dos mais renomados cientistas brasileiros, Prof. Dr. João Batista Calixto, que já recebeu vários prêmios e participou do desenvolvimento de novos medicamentos, atualmente no mercado em parcerias com as indústrias farmacêuticas nacionais.
Uma área de 5.300m² vai abrigar laboratórios especializados, onde trabalhará, inicialmente, uma equipe formada por cerca de 40 pessoas, incluindo técnicos e pesquisadores altamente qualificados. Além disso, o CRF irá oferecer espaço para a incubação de 13 empresas da área da saúde. Estas start ups serão empresas com grande potencial para as demandas do CRF ou para possíveis sociedades com o empreendimento. Os recursos de R$ 6 milhões para a construção do Centro de Referência em Farmacologia Pré-Clínica provêm dos Ministérios da Saúde e da Ciência e Tecnologia, e devem ser complementados pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica do Estado de Santa Catarina (FAPESC).
Baseado nas exigências do padrão e certificação internacional, o Centro poderá atender às demandas das empresas farmacêuticas nacionais e