Farmaceuticos
Rua Vasco da Gama, 307- Centro.
PAPEL DO FARMACÊUTICO NOS DIAS ATUAIS
GUANAMBI/2014
PAPEL DO FARMACÊUTICO NOS DIAS ATUAIS
Trabalho apresentado à disciplina de Metodologia Cientifica ao docente Maycon Reis como parte da avaliação da I unidade apresentados pelos discentes: Renata Viana, Fagner Saraiva, Betina Araújo.
GUANAMBI/2014
REVISÃO DE LITERATURA
A farmácia é a ciência praticada por profissionais formados em uma faculdade de farmácia (farmacêuticos), tem como objeto o fármaco e seus usuários, e como objetivo a pesquisa, desenvolvimento e produção de novas drogas, utilizando-se como fonte plantas, animais e minerais, estudo da manipulação de fármacos, criação e aplicação de métodos de controle de qualidade, estudo de formas de aplicação de orientação ao usuário quanto ao uso racional do medicamento, criação e aplicação de métodos de identificação e dosagem de tóxicos.
O profissional de farmácia, hoje, no seio da sociedade, representa peça chave para o atendimento integral da população. Por vezes confunde-se o farmacêutico com o balconista do estabelecimento farmacêutico. Dessa forma, conceito sobre a figura do profissional que trabalha em farmácias vai se formando aleatoriamente, criando, por vezes, identidades sobre esse profissional, independente, das definições, sejam elas fundamentadas em premissas falsas ou verdadeiras.
A Farmácia é um “espaço sagrado” hoje, dentro das políticas de saúde, pois representa o local de possibilidade para prevenção de estados patológicos e manutenção de estados de saúde. Nesta perspectiva também é valioso o papel o profissional farmacêutico. A partir desta breve reflexão fundamentaremos nosso trabalho de pesquisa, a partir da investigação da imagem e do perfil do profissional farmacêutico perante seus clientes. Podemos então inquirir sobre os aspectos relevantes que