Farm Cia Hospitalar Comunica O
498 palavras
2 páginas
O processo de comunicação consiste na transmissão de informação entre um emissor e um receptor que descodifica (interpreta) uma determinada mensagem. A mensagem é codificada num sistema de sinais definidos que podem ser gestos, sons, indícios, uma língua natural (português, inglês, espanhol, etc.), ou outros códigos que possuem um significado (por exemplo, as cores do semáforo), e transportada até o destinatário através de um canal de comunicação (o meio por onde circula a mensagem, seja por carta, telefone, comunicado na televisão, etc.). Nesse processo podem ser identificados os seguintes elementos: emissor, receptor, código (sistema de sinais) e canal de comunicação. As outras formas de comunicação que recorrem a sistemas de sinais não-linguísticos, como gestos, expressões faciais, imagens, etc., são denominadas comunicação não-verbal. O aspecto mais difícil de prever é a a percepção do receptor quanto a descodificação da mensagem, perceber se o receptor interpretou o que lhe foi transmitido corretamente.
FIGURA1
Com isso podem apresentar alguns obstáculos que interferem na comunicação, alguns principais como:
O ruído, caracterizado por tudo aquilo que afeta o canal, perturbando a perfeita captação da mensagem (por exemplo, falta de rede no celular).
A ambigüidade, caracterizado pela duplicidade de sentidos, onde alguns termos, expressões, sentenças que apresentam mais de uma acepção ou entendimento possível.
A sobrecarga de informações, que consiste em exceder a capacidade espacial e temporal de transmitir e processar informações de um canal.
Com isso pode ser diferenciado sete tipos de reações:
-deixar de advertir a informação
-cometer erros
-atrasar o processo
-omitir, intensificar ou ignorar parte da informação
-generalizar as categorias de informação
-transferir a responsabilidade da recepção da informação
-evitar propositalmente a informação
FIGURA2
O processo de comunicação está submetido a uma degradação onde o que realmente se quer dizer e o que se