Farm Cia 1
CAMPUS CAMPO LIMPO
CURSO DE FARMÁCIA
Laminas Histológicas
Atividades de pesquisas apresentado como parte dos requisitos da disciplina Histologia e Embriologia do curso de Farmácia.
São Paulo
2015
INDICE
1- Introdução
2- Como são feitas as laminas histológicas
3- Como são preparadas
- Substâncias basófilas e acidófilas
- Localização de lipídios
- Localização de ácidos nucléicos
- Localização de polissacarídeos
1
INTRODUÇÃO
O método mais comum usado em histologia permite a obtenção de preparados histológicos permanentes (lâminas) para estudo ao microscópio óptico.
Desta forma sendo feitas com cautela obtendo resultados, contando esse instrumento os objetos são examinados por transparência e como órgãos muito delgados são raros, a maioria precisa ser reduzida a cortes finos, onde são preparadas com uma camada suficientemente transparentes para serem examinados ao microscópio. Estes cortes são feitos com um micrótomo, mas antes de serem cortados os tecidos devem passar por uma série de tratamentos. Obviamente, o que se deseja é levar ao microscópio um preparo no qual os tecidos estejam perfeitamente preservados, apresentando a mesma estrutura e composição química que possuíam quando vivos..
2
COMO SÃO FEITAS AS LAMINAS HISTOLOGICAS.
Da seguinte forma:
O fragmento de tecido ou órgão deve ser obtido com muita cautela e deve, após lavado em solução salina gelada para retirada do excesso de sangue, ser mergulhada em formol (fixação) para não mudar profundamente a estrutura das células. OBS: As peças histológicas não devem ser grandes. Faz-se um processo de fixação, com objetivo de Evitar a autólise, Inativar enzimas, Coagular proteínas, Endurecer a peça, Impedir contaminação.
Formol propicia os efeitos citados, além de favorecer a reação do tecido com os corantes a serem empregados. Há o processo de desidratação, que consiste em substituir a água ou o