FARC e EI
Como surgiram?
A FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) são consideradas a maior guerrilha da Colômbia que controla uma grande parte das áreas rurais do país, ela surgiu como um grupo de cunho marxista-leninista, atuando no meio rural e adotando táticas de guerrilha criado por ex-combatente liberal Pedro Antonio Marín vulgo Tirofijo no ano de 1964.
Quais são os seus objetivos?
O discurso ideológico da Farc é a implantação do socialismo na Colômbia, promovendo a distribuição igualitária de renda, a reforma agrária, o fim de governos corruptos e das relações políticas e econômicas com os Estados Unidos, entre outros aspectos sociais. As ideias iniciais da organização eram de lutar por uma revolução social, mas foi tomado a FARC tomou outro rumo.
Quais são as práticas utilizadas para conseguir seus objetivos?
Atualmente, as Forças Armadas Revolucionárias protegem a produção de cocaína na Colômbia e para obterem o que querem fazem sequestros, participam do tráfico de drogas além de extorsão, assassinatos, estupros e torturas que são técnicas frequentemente utilizadas por esses grupos.
Qual é a posição do governo em relação á esse grupo?
No ano de 2002, Uribe virou presidente da Colômbia e investiu em tropas para a tarefa de recuperar o controle de seu país não apenas dos comunistas, mas também dos narcotraficantes e das milícias paramilitares de direita. Ainda esse ano, a FARC declarou que iria romper seus laços com o narcotráfico e as Forças Armadas declararam trégua, porém o governo declarou: "Não vamos deixar de persegui-los simplesmente porque farão o favor de deixar de cometer um dos tantos crimes que cometem".
Estado Islâmico
Como surgiram?
O Estado Islâmico surgiu depois da invasão dos Estados Unidos e seus aliados ao Iraque, com sobreviventes da Al Qaeda no país, então liderada por Abu Musab Al Zarqawi. Depois da morte de Al Zarqawi, em um ataque dos Estados Unidos em 2006, membros da Al Qaeda fundaram o Estado Islâmico