grupos terroristas
Principais grupos terroristas da atualidade
A seguir, destacaremos as organizações que são frequentemente mencionadas como os maiores grupos terroristas da atualidade, ou seja, apenas aqueles grupos que ainda se encontram em atividade. Não se trata de um ranking, haja vista que é difícil dizer qual grupo é mais importante ou mais perigoso.
Al-Qaeda: Com nome que significa “a base” em árabe, essa é a organização terrorista mais conhecida do mundo, sobretudo em razão dos atentados às torres do World Trade Center, em 11 de setembro de 2001. Ela é majoritariamente composta por muçulmanos fundamentalistas e tem por objetivo erradicar a influência ocidental sobre o mundo árabe. Foi criada em 1980 para defender o território do Afeganistão contra a URSS, que buscava expandir o domínio socialista sobre o país. Inicialmente essa organização contava com o apoio dos EUA, mas rompeu relações com esse país no início da década de 1990.
Nasceu no final dos anos 1980, após milícias civis – com o apoio de armas e treinamento americano expulsarem os soldados da União Soviética do Afeganistão. Com o fim da guerra, o grupo se organizou se expandiu e começou a atuar além das fronteiras do Afeganistão.
O Al Qaeda luta para destruir a presença ocidental nos países islâmicos e não poupa nem mesmo os próprios muçulmanos de sua sanha assassina. A rede terrorista ganhou projeção global ao organizar os atentados de 11 de setembro de 2001. Após os ataques, seu líder, Osama Bin Laden, tornou-se o homem mais procurado do mundo. Depois da morte de Bin Laden, em 2011, o médico egípcio Ayman AL-Zawahiri assumiu a liderança da rede. Mesmo muito fragilizada por sucessivos ataques dos Estados Unidos e seus aliados. A Al Qaeda ainda tem influência sobre outros grupos islâmicos extremistas e tem afiliados em diferentes países.
Atualmente, uma das células mais perigosas e atuantes da rede é a Al Qaeda na Península Arábica – designação que abrange Iêmen e Arábia Saudita. O grupo