fara
Segundo a geometria euclidiana, duas retas distintas de um plano são paralelas (símbolo //), quando não têm um ponto comum. A proposição 27, de Euclides, dá uma condição suficiente para duas linhas serem paralelas: se uma reta corta outras duas retas de forma que os ângulos alternados sejam iguais, então estas outras duas retas são paralelas A demonstração é por redução ao absurdo: supondo-se que elas não sejam paralelas, forma-se um triângulo em que um ângulo exterior é igual a um ângulo interior oposto.
Retas paralelas
Proposição 27
A partir de três retas paralelas têm-se um feixe de retas paralelas.
Feixe de retas paralelas
Retas Paralelas Duas retas distintas no plano são paralelas quando não têm nenhum ponto em comum.
Retas Concorrentes são duas retas que têm direções diferentes (ou seja: não são paralelas) e que, portanto, têm um único ponto em comum.
Um caso particular ocorre quando o ângulo entre duas retas é de 90 graus (ângulo reto).Estas são então chamadas retas perpendiculares Quando formam quatro ângulos diferentes de 90º são chamadas de retas oblíquas.
Retas Coincidentes: duas retas são coincidentes se pertencem ao mesmo plano e possuem todos os pontos em comum. Teorema de Tales: importante ferramenta na determinação de medidas utilizando a proporcionalidade
Tales de Mileto foi um importante filósofo, astrônomo e matemático grego que viveu antes de Cristo. Ele usou seus conhecimentos sobre Geometria e proporcionalidade para determinar a altura de uma pirâmide. Em seus estudos, Tales observou que os raios solares que chegavam à Terra estavam na posição inclinada e eram paralelos, dessa forma, ele concluiu que havia uma proporcionalidade entre as medidas da sombra e da altura dos objetos, observe