faps
Os indicadores de saúde, que reflete na qualidade de vida do ser humano, sempre foram discutidos, a Organização Mundial de Saúde, depois de muito debate lançou alguns componentes para serem levados em conta na hora da avaliação, como saúde, incluindo condições demográficas; alimentos e nutrição; educação;condições de trabalho;consumo e economia geral ,transporte e moradia;vestuário e recreação ; segurança social e liberdade humana. (1)
Mas há de se ter cuidado na escolha do parâmetro a ser utilizado na avaliação de indicadores de saúde, é necessário que seja válido e confiável, delimitando o problema, e as informações além da detecção do problema tem que constar a evolução ou não durante os anos. (1) Confiabilidade
A confiabilidade também com a cobertura feita pelo estudo, quanto maior melhor a confiança, e ao se obter dados, essa não pode ser prejudicial as pessoas e o sigilo tem que se absoluto, garantindo a integridade e anonimato das pessoas estudas. (1)
Para a apresentação dos resultantes é importante que haja a freqüência absoluta, ou seja, a demonstração dos casos de alguma doença informando o número de pessoas que foram atingidas e os locais. (1)
A freqüência relativa tem a importância de se comparar os dados por isso tem que ter três aspectos 1- em relação a população (coeficiente); 2- em relação ao total de óbitos;em relação a um outro evento. O evento 2 e 3 são os índices. (1)
Os indicadores de saúde permite estabelecer padrões e acompanhar sua evolução durante anos, para isso é necessário a utilização de vários indicadores para se obter dados mais precisos. Segundo a Organização Mundial da Saúde esses indicadores são subdivido As principais modalidades Mortalidade: por ser clara, objetiva e registrada, há vários indicadores de morte. É o último evento no processo de saúde/doença, e pouco usada nas avaliações de curto e médio prazo. (1)