FAPS
Fundamentos de Ações preventivasem saúde.CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE DOENÇAS
Definição:
A Classificação Internacional de Doenças e
Problemas Relacionados com a Saúde Designada pela Sigma CID our ICD (do ingles International Classification of Diseases and Related Health Problems)
Fornece códigos relativos à classificação De doenças e de uma grande variedade de
Sinais, sintomas, aspectos anormais, queixas,Circunstâncias sociais e causas externas para
Ferimentos ou doenças.
A cada estado de saúde é atribuída uma categoria única à qual corresponde um código, que contém até seis caracteres. Tais categorias podem incluir um conjunto de doenças se mirantes.
A CID é publicada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e é usado globalmente para estatísticas de morbidade e de mortalidade e sistemas de reembolso O sistema foi desenhado para permitir e promover a comparação internacional da coleção, processamento, classificação e apresentação do tipo de estatísticas citado anteriormente.
A CID é uma classificação base da Família Internacional de Classificações da OMS (WHO-FIC).
A CID é revista periodicamente e encontra-se, (Novembro de 2006), na sua décima edição.
A CID-10, como é conhecida, foi desenvolvida em 1992 para registrar as estatísticas de mortalidade. Atualizações anuais (menores) e tri-anuais(maiores) são publicadas pela OMS.
A CID-10 foi conceituada para padronizar e catalogar as doenças e problemas relacionados à saúde, tendo como referência a Nomenclatura Internacional de Doenças,estabelecida pela Organização Mundial de Saúde.
A organização dos arquivos em meio magnético e sua implementação para disseminação eletrônica foi efetuada pelo DATASUS,possibilitando, a implantação em todo o território nacional, nos registros de Morbidade Hospitalar e Ambulatorial.
Benefícios
Permite que programas e sistemas possam referenciar, de forma padronizada, as classificações;
Auxilia