familia e sociedade
POLO DE ITAPIPOCA - CE
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINAS: FAMÍLIA E SOCIEDADE E SERVIÇO SOCIAL CONTEMPORÂNEO
ANDRÉA FERREIRA BASTOS - 8976189955
DESAFIO PROFISSIONAL
TUTORAS: Mª EDILENE XAVIER COSTA GARCIA Mª ANA LÚCIA A. ANTONIO
ITAPIPOCA - CE
ABRIL/2014
CONCEITO DE FAMÍLIA
A noção de família está ligada à ideia de um grupo formado por pai, mãe e filhos, pessoas do mesmo sangue e descendência, tratando a família como uma concepção natural e uma relação sempre existente.
A família é o lugar onde se ouvem as primeiras falas com as quais se constrói a autoimagem e a imagem do mundo exterior. É onde se aprende a falar e, por meio da linguagem, a ordenar e dar sentido às experiências vividas. A família, seja como for composta, vivida e organizada, é o filtro através do qual se começa a ver e a significar o mundo (SARTI, 1999, p. 100).
Trata-se de um conceito bastante complexo, por ser fruto de processos históricos, para entendê-la é preciso reportar aos antigos modelos e adentrar os vários fatores que compõem sua formação na atualidade.
A família contemporânea, a partir da segunda metade do século XX, conheceu inúmeras e marcantes transformações ocorridas na sociedade. Aspectos reveladores que imprimem novas configurações, problemáticas a respeito do que podemos chamar de família.
Dentre muitos fatores desse processo podemos citar o aumento da expectativa de vida e maior convivência intergeracional que se reflete na forma de solidariedade e conflitos; a inserção da mulher no mercado de trabalho e a liberdade social e econômica advinda dessa nova condição, principalmente no controle reprodutivo e a redução do número de filhos; as novas representações do masculino e feminino; a multiplicação de famílias monoparentais; a união de pessoas do mesmo sexo, além dos constantes rompimentos de laços conjugais e recasamentos, resultaram em