Familia rode
FAMÍLIA RODE
João Rode Gonçalves 1
A história a seguir descrita, tem como pano de fundo dois cenários: O Brasil Império e a confederação que formou o Reino da Prússia (Preussenland), que foi o embrião da atual Grande Alemanha (Deutschland) unificada em 1870 sob a batuta de Otto Von Bismarck. O estado da Vestfália (Westphalen) foi escolhido para as reuniões que antecederam a celebração de importantes tratados de paz. Os tratados de Münster e Osnabrück puseram fim à Guerra dos Trinta Anos. A Vestfália fica na região oeste da atual Alemanha.
A Vestfália também se tornou conhecida pelos tribunais da Santa Vehme, dirigidos por um Franco-Conde, secundado por dois franco-juízes. Nesses tribunais, eram julgados todos os tipos de crimes e contravenções e as penas eram aplicadas imediatamente ou no momento em que encontrado o condenado. As condenações variavam de prisão e açoitamento até a morte. Quanto mais alta a posição social do criminoso, mais alta era a forca, em caso de condenação9.
Na nova configuração dos estados alemães, a Vestfália foi agrupada com a Renânia do Norte, formando o estado de Nordrhein-Westfalen.
Na Vestfália, encontramos a cidade de Solingen, tradicional reduto de guildas de ferreiros, armeiros e cuteleiros. Foram encontradas forjas e fundições de ferreiros com mais de dois mil anos de existência. Na idade média era conhecida como a “Cidade das Lâminas”, devido à excelência na produção de espadas, facas, navalhas, tesouras e outros 2.
Foi em Solingen que, em 1832 nasceu Heinrich Rode, filho de Johann Georg Rode e Magdalena Grasshoff. Aos 10 de setembro de 1858, com 26 anos de idade, na pequena Wald, hoje um distrito de Solingen, Heinrich Rode casou com Mathilde Ackermann, nascida em 28 de dezembro de 1838, filha de Heinrich Ackermann e Maria Johanette Heun3.
O casal viveu na localidade de Mittelpilghaus, às margens do córrego Pilghaus, nos arredores de Solingen e tiveram os filhos Carl Rode, que