Familia Lugar De Prote O E Prioridade
A família é o lugar de gestação dos filhos – crianças, adolescentes e jovens – que formarão outras famílias, desta forma as famílias têm história, criam história e tem um ciclo de vida uma atuação para além do núcleo familiar. É o lugar de cuidados, de proteção. O espaço de socialização e da construção de identidades, onde reflete as mudanças que ocorrem na sociedade, mas também atua sobre ela. É isso que torna a família um centro importante da vida social. A casa, contudo, precisa assumir seu papel de lar, ou seja, um lugar forte construído sobre bases sólidas, diariamente fortificadas pela palavra, conselho e cuidado.
Ao voltarem para a casa, os filhos precisam ver contrastados os maus conselhos que presenciaram diante de companhias nem sempre bem-vindas. Eles necessitam de correção sadia, madura e consciente, de modo que tenham recursos para optar entre o bom e o mau caminho.
A presença da família em 100% do tempo é praticamente impossível, mas não é desculpa válida para a ausência de conselhos e palavras de despertamento. É perfeitamente possível que pais que trabalham longas horas fora do lar tenham impactos positivos e significativos na vida de seus filhos.
Dentro de casa, ocupar menos hora com a administração física do ambiente, dando maior atenção à respectiva família, ou seja, àquilo que diariamente sofre intervenções negativas lá do lado de fora.
Cabe à família revestir-se de força e envolver seus filhos em laços de companheirismo, amor e, enfim, segurança. Resgatando quando não existente a sua essência, na condição de sujeitos sociais capazes de responderem prazerosamente e orgulhosamente pelas suas crianças, adolescentes, jovens e idosos, transmitindo valores sociais, liberando tensões, produzindo gratificação no cuidar.
Evidente que temos que levar em consideração que a família não pode ser responsabilizada por tudo que acontece de ruim com seus membros, pois é comum essa responsabilização e culpabilização por