Familia 6A - Tabela periodica
Professora: Andrea
Família 6a da tabela periódica
Calcogênios
Alunos: Allan Evangelista, Eduardo do Vale, Allan Kassio,
Marcos Antônio Lucas Henrique e Alberto Junior
1º Ano C
Recife, 2015
Introdução
Iremos falar sobre o calcogênios, que também pode ser chamada de família 6ª da tabela
Denominamos de calcogênios todos os elementos químicos pertencentes à família VI A ou grupo 16 da Tabela Periódica. Essa família recebe esse nome pelo fato de que a grande maioria dos seus elementos forma compostos com o elemento químico cobre (Cu). Os elementos chamados calcogênios são:
Oxigênio (O)
Enxofre (S)
Selênio (Se)
Telúrio (Te)
Polônio (Po)
Un-un-hexium (Uuh)
De uma forma geral, trata-se de elementos químicos considerados ametais, ou seja, com a tendência de ganhar elétrons e formar ânions, com exceção dos elementos Polônio e Un-un-hexium, que são metálicos. Assim, os elementos dessa família podem originar compostos tanto moleculares (por meio de ligação covalente) quanto iônicos (por meio deligação iônica).
Como estão localizados na região direita da Tabela Periódica, os calcogênios apresentam, em relação às principaispropriedades periódicas, as seguintes características:
Possuem raio atômico pequeno quando comparados com os elementos das famílias IA a VA, por exemplo;
Possuem elevada energia de ionização pelo fato de apresentarem um baixo Raio Atômico;
Sua afinidade eletrônica e eletronegatividade são elevadas quando comparados com as outras 15 famílias à esquerda deles (IA a VA);
Possuem baixa eletropositividade por apresentarem baixo raio atômico.
São menos densos dos que os elementos localizados na região central (Família B) da Tabela Periódica.
As aplicações dos calcogênios são muito variadas. O oxigênio, por exemplo, participa de praticamente todas as reações de combustão; o selênio é utilizado na produção de xampu; o enxofre é utilizado para a produção do ácido sulfúrico; o polônio