fame
Um meio de comunicação rápido, barato e divertido
Depois da oficina sobre direito à comunicação, os alunos do Projeto MaisEducomunicação, da escola Pio XII, em São Mateus, Espírito Santo, realizaram uma oficina prática de fanzine, uma nova ferramenta de ensino e aprendizagem para a produção de textos e conteúdos comunicativos.
Um fanzine é um veiculo simples de ser feito, com um baixíssimo custo de produção e um forte potencial de comunicação. Por meio dele os alunos podem se expressar não apenas para a comunidade escolar como um todo, mas também para a comunidade extraescolar.
Os alunos foram divididos em dois grupos menores para produzir o fanzine, onde um grupo ficou com o tema “Direitos Humanos”, com o objetivo de passar para as outras pessoas, para a comunidade escolar, o que eles tinham aprendido na Oficina de Direitos Humanos. Outro grupo ficou com o tema “Projeto Mais Educomunicação”, com o objetivo de informar o que era esse projeto que eles estavam participando.
Papel, revista, cola, tesoura e muita criatividade. Os alunos colocaram a mão na massa, dando continuidade à oficina depois de um momento mais teórico.
A criação do fanzine foi uma atividade toda colaborativa, desde o modelo da dobradura do papel até o conteúdo selecionado para compor o mesmo. Após confecção dos modelos os alunos conversaram sobre a nova ferramenta de se comunicar.
Os dois modelos foram xerocopiados e distribuídos para professores, alunos, e servidores da escola, e levados para casa para mostrar aos pais o resultado dessa oficina.
São Mateus,20 de agosto de 2013
No Espírito Santo, foi dada a largada do projeto “Mais Educomunicação”
Rolou na última quinta-feira, 13 de junho, a primeira atividade do Projeto “MaisEducomunicação” na Escola Municipal de Ensino Fundamental Médio Pio XII, em São Mateus, no Espírito Santo.
Participaram alunos com idade entre 14 e 20 anos que foram recebidos com a brincadeira “Quem é você?”, uma