Armazenagem e Estocagem
A armazenagem se refere a matéria prima e componentes para abastecer a produção, que corresponde à um armazém que abastece empresas de grande porte, e depósito, estoque e almoxarifado para empresas de pequeno porte, não necessariamente só empresas de pequeno porte, pois almoxarifado, depósito e estoque também abrange todos exemplos de armazenagem das empresas. Tanto o armazém quanto o depósito, o estoque ou almoxarifado são possíveis armazenar produtos prontos para atender pedidos de clientes com mais rapidez, também podemos substituir armazém e almoxarifado por depósito ou centro de distribuição.
Os armazéns são construídos para a estocagem dos produtos de uma determinada loja, tem a obrigação de ser instalados em uma localização de fácil acesso as diversas lojas, isso é necessário para que a entrega e/ou reposição dos produtos seja executada de forma rápida e com baixo custo. Temos que levar em conta a região, o espaço geográfico onde estará localizados os mesmos, pois é aconselhável que se situem onde há maior concentração de lojas. Todo este processo é necessário para que o serviço realizado para empresa seja mais eficiente e econômico, podendo satisfazer o cliente e a empresa, assim melhorando a execução do trabalho e facilitando o transporte.
A redução dos custos de armazenagem estão baseadas nas : Praticas operacionais; Administração de inventários; Técnicas de movimentação de materiais; Métodos de estocagem; Processamento de pedidos; Administração de trafego.
Armazém
Quando falamos em armazém, podemos considerar diversos tipos de material e finalidade, ou seja, é um prédio ou pavilhão que será possível armazenar mercadorias de grande, médio e pequeno porte.
Almoxarifado
Podemos classificar almoxarifado com um pequeno espaço reservado pela empresa, onde são armazenados componentes de mais circulação nos setores. Almoxarifado é um nome a mais dado pela logística, pois ele executa as mesmas