Custos de estocagem e armazenagem
Armazenagem ou Estocagem
Estas duas palavras são confundidas e muitas vezes,trocadas na prática.É necessário uma base racional para distingui-las .
Armazenagem é a designação genérica e vasta que inclui todas as atividades de um ponto destinado à guarda temporária e a distribuição de materiais.
Estocagem é uma das atividades do fluxo de materiais no armazém e o ponto destinado à alocação estática dos materiais.Dentro de um armazém,podem existir vários pontos de estocagem.
A estocagem é uma parte da armazenagem.
O objetivo geral do trabalho é analisar à diferença entre custos de Armazenagem e Estocagem.
O estudo justifica-se sob o ponto de vista teórico,entre outros aspectos,otimizando quantidades necessárias para atender a demanda dos clientes internos e externos,reduzindo custos de compra que geralmente agregam custos desnecessários.
Custos de Armazenagem
A maioria das partes desses custos de armazenagem são fixos e indiretos,e assim dificultam o gerenciamento a alocação.Mesmo que o armazém esteja vazio ou movimentado os custos de armazenagem continuam acontecendo pois está diretamente ligado ao espaço físico,equipes de controle,equipamentos de movimentação e investimentos de tecnologia .
É importante que os custos de armazenagem sejam todos contabilizados de acordo com cada função e não por contas genéricas.Também é importante lembrar que a demanda pela atividade não é muito constante nem ao longo das semanas ou meses.Os fatos dos custos de armazenagem serem indiretos acabam dificultando a alocação dos produtos e clientes,pois no caso a alocação é realizada através de rateios,deixando-os sujeitos a distorções.
Para minimizar estas distorções é importante que os itens de custeio possam ser contabilizados de acordo com a função e não por contas naturais;e a sua alocação esteja condizente com o consumo real de recursos na operação Identificar os itens de custos
Seleciona-se os itens de custos que são considerados.Temos