Estocagem e armazenagem
A Distribuição da Cerveja no Brasil
Introdução
O Mapeamento de processos é uma técnica que tem como objetivo detalhar atividades, de forma que se possa visualizar minuciosamente as operações e então promover os reparos ou avanços necessários para a melhoria de um sistema.
Um dos objetivos do sistema de Distribuição Cervejeiro é disponibilizar a bebida para mais de um milhão de pontos de venda, onde 70 % se caracterizam por pequenos estabelecimentos como bares, mercearias e padarias.
Estes números se constituem numa forte dificuldade para alguns fabricantes do setor. Em 2006 o empresário José de Souza Cintra, sócio majoritário da Cervejaria Cintra, se dispôs a renunciar a sua parte na empresa, alegando que manter os canais de distribuição representava uma das dificuldades de alavancar suas vendas.
Neste contexto, o presente artigo apresenta um mapeamento do processo de distribuição das grandes Indústrias Cervejeiras. Primeiramente foi abordado um breve panorama do Setor Cervejeiro seguido da caracterização da Logística de Distribuição de Cerveja e por fim traz a abordagem do Mapeamento de Processos.
Logística de Distribuição da Cerveja
O tema Distribuição de Produtos tem se destacado muito em estudos científicos e no âmbito empresarial. A importância está relacionada à dependência que todo o sistema produtivo tem dos sistemas de distribuição. Outro fator muito considerado neste assunto diz respeito ao modal rodoviário, que é responsável por cerca de 60% das movimentações de produtos e insumos do país. A logística trata de questões que envolvem o fluxo de informação e mercadorias, desde sua armazenagem até a distribuição física dos produtos aos consumidores finais.
A Indústria Cervejeira atua no mercado através de três tipos de canais de Distribuição: auto-serviço, tradicional e bar.
O grupo auto-serviço é constituído pelas organizações de grande porte como os hiper e supermercados. Estes são abordados