Falácias
Uma explicação é uma forma de raciocínio que tenta dar resposta à pergunta "Porquê?" Por exemplo: é com uma explicação que respondemos a uma pergunta como "Por que é que o céu é azul?" Uma boa explicação será baseada numa teoria científica ou empírica.
As teorias explicam os factos apelando a causas ou fenómenos subjacentes. As teorias que não apelam a causas subjacentes e apenas apelam à pertença a uma categoria (apenas incluem o fenómeno em uma classe de fenómenos) são superficiais.
Ex:
1. Ronald Reagan era militarista porque era americano. (Certo, ele era americano. Mas, em que é que o facto de ser americano o torna militarista? O que o levou a agir dessa maneira? A teoria não nos diz isso e, portanto, não nos dá uma boa explicação.)
As teorias desta espécie tentam explicar um fenómeno, mostrando que ele é parte de uma classe ou categoria de fenómenos semelhantes. Aceitando esse facto, é necessário exigir uma explicação mais vasta para os fenómenos dessa categoria. Argumentando que uma teoria explicativa deve referir causas e não apenas classificações.
Definição Muito Ampla
Definição muito ampla é uma falácia que consiste em definir uma coisa de modo amplo demais, incluindo características que não lhe são exclusivas.
Ex.
1. Uma maçã, que é uma fruta, é um objeto vermelho e redondo.
O planeta Marte também é vermelho e redondo.
Portanto, O planeta Marte também é uma fruta.
Nesse caso é necessário identificar o termo que está a ser definido. Identificar as condições de definição. Procurar um objeto que preencha as condições da com conclusão, mas que obviamente não seja uma instância do termo a definir.
Definição Contraditória
Definição contraditória é uma falácia que consiste em definir uma coisa com palavras que se contradizem.
Ex.:
Uma sociedade é livre se e só se a liberdade for maximizada e as pessoas forem legalmente obrigadas a tomar a responsabilidade das suas acções. (As definições deste tipo são