as fibas
Encontradas na casca dos cereais, polpa e pele de frutas e legumes, as fibras, são indispensáveis para o equilíbrio do organismo.
Dotadas de valor energético igual a zero, estas, além de não engordar, inflam no estômago, dando a sensação de saciedade. E o mais importante, reduzem a passagem de gorduras no sangue, baixando ligeiramente as taxas de colesterol. Possuem também, um papel importante na prevenção de vários cânceres das vias digestivas. A dose diária de fibras ingeridas deve variar entre 25 e 40g.
Contudo, vale lembrar que o aparelho digestivo precisa de tempo para habituar-se a uma alimentação rica em fibras.
VARIAR FAZ BEM À SAÚDE
Uma alimentação balanceada, rica em vitaminas, fibras e sais minerais, garante uma vida saudável, evitando inclusive certas doenças.
O consumo diário destes, proporcionará equilíbrio, suprindo as necessidades e perdas do organismo e auxilio às funções vitais do mesmo.
COMER BEM, NA HORA CERTA E SEM SACRIFÍCIOS
Deve-se, além de ingerir alimentos saudáveis, observar a hora, pois a cronobiologia determina que, os alimentos ingeridos antes da 15:00 horas, são completamente metabolizados, depois disso, a tendência é acumularem-se na forma de gordura.
Segundo nutricionistas, uma pessoa, quanto mais regime fizer, menos emagrecerá, isto porque, o corpo registra na sua memória, as privações sofridas anteriormente, organizando sua defesa.
Sabe-se que a alimentação possui um papel importante na prevenção de certos tipos de câncer. Os pesquisadores, porém, ainda estão longe de encontrar a receita milagrosa, mas a orientação é de que deve-se consumir diariamente legumes, frutas e cereais.
TIPOS DE VITAMINAS, SUAS FUNÇÕES E FONTES
VITAMINA A: auxilia a visão, garante a elasticidade e hidratação da pele e mucosas, ajuda no crescimento. FONTES: fígado, manteiga, ovo cru, legumes verdes e amarelos, frutas amarelas, peixes ( atum ).
VITAMINA B1: permite a transformação do açúcar em energia, o