Falácias políticas
As falácias são erros de argumentação, ou num sentido mais estrito, argumentos que dão, enganosamente, a impressão de serem válidos, ou mesmo corretos, mas que não são. Assim, as falácias são classificadas de acordo com os argumentos utilizados, sejam eles coesos ou não. Fazem parte da classificação das falácias: Argumento contra o homem; Apelo à autoridade; Apelo à piedade; Apelo emocional do povo ou Dinâmica de massas; Apelo à ignorância; Petição de Princípio; Acidente; Falsa Causa e Generalização Apressada. Com base nesses conceitos, e de acordo com a temática sugerida pela orientadora, analisamos o vídeo do programa eleitoral gratuito do candidato à presidência José Serra, no ano de 2010, e identificamos as falácias utilizadas no discurso do candidato, classificando-as.
1. AS FALÁCIAS POLÍTICAS
“A região da Amazônia é lembrada no mundo inteiro, mas está esquecida nos últimos oito anos.” (Referindo-se ao governo Lula)
Acidente (Dicto Simpliciter)
Argumentum ad Hominem Ofensivo
“Eu gostaria de pedir aos meus amigos do Acre e ao povo do Brasil que vote em José Serra, porque ele é o candidato que representa a causa ambiental, a grande bandeira de luta do Chico Mendes.”
Dinâmica de Massas (Argumentum ad Populum)
“Nós precisamos fazer é um planejamento com visão geral, beneficiando todas as regiões.”
Generalização Apressada
“É preciso parar com esse negócio do partido A ser inimigo mortal do partido B, de colocar uma região contra outra, irmãos contra irmãos. O nosso Brasil é muito maior do que isso.”
Apelo emocional ao povo (Argumentum ad Populum)
Generalização Apressada
“Região Norte. O verde da nossa bandeira. Orgulho do Brasil.”
Generalização Apressada
“O novo Brasil é livre. Maior que este ou aquele partido. É um Brasil de cara limpa.”
Apelo emocional ao povo (Argumentum ad Populum)
Falsa Causa
“Mas da metade das famílias da Região Norte não têm água e esgoto tratados. Isso é desumano. Mas a região norte vai