Falta de ética
Na empresa *Underline Tracking do Brasil houve uma denúncia por parte dos funcionários do departamento fiscal, onde ficou evidenciado um caso de falta de ética. Segundos os funcionários o supervisor age com autoritarismo e grosseria, muitas vezes humilhando-os na presença de funcionários de outros departamentos, além disso também foi relatado que há centralização de atividades e todos se julgam muito dependentes, falta liberdade de expressão, partilhamento de responsabilidades, delegação de funções e todos os reclamantes reivindicaram mais autonomia nos trabalhos realizados.
Já foi registrado um caso de afastamento de um funcionário deste departamento, e de acordo com o laudo médico foi constatado um transtorno psicológico causado pela pressão e stress sofridos no ambiente de trabalho.
As atitudes relatadas ferem o código de ética, em função disso foi aberta uma sindicância para apurar as reclamações recebidas, caso sejam confirmadas as declarações, o supervisor será devidamente advertido e suspenso da função por tempo ainda a ser determinado pela diretoria, uma vez advertido e suspenso, na recorrência dos fatos haverá demissão.
Este evento nos mostra a importância de obedecer o código de ética da UTB. Treinamento e comunicações estão disponíveis a todos os funcionários para assegurar que o código de ética seja completamente compreendido, observado e respeitado.
Comportamento não- ético tem consequências profundas para os indivíduos.
Empresas são formadas por pessoas e só existem por causa delas. Por trás de qualquer decisão, de qualquer erro ou imprudência estão seres humanos e são eles que vão viver a glória ou fracasso da organização, por isso quando se fala de empresa ética, lembra-se de pessoas éticas, uma política interna mal definida por um funcionário de qualquer nível pode atingir dois dos maiores patrimônios de uma empresa: a marca e a imagem.
As empresas que desejam hoje permanecer no mercado têm de implantar um