Falta De Qualifica O
Algumas empresas já estão investindo nesse aspecto para a melhoria e o aumento de duração da qualificação de novo e antigos funcionários.
Atentos ao problema, o Sulcarj, Sindpass (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros) e o Sest/Senat elaboraram um Projeto de Formação Profissional para Condutores, onde todos os motoristas que possuem habilitação categoria "D" ou "E" podem participar gratuitamente. O curso é dividido em duas etapas: a teórica, ministrada na Sede do Sulcarj por um instrutor credenciado pelo DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito), e a prática, que é dada pelo Sest/Senat.
Fonte : http://diariodovale.uol.com.br/noticias/0,50075,Falta-de-capacitacao-reduz-contratacoes-de-motoristas-na-regiao.html#ixzz2fniQRTr7
Segundo o Rio Ônibus (Sindicato das Empresas de ônibus do Rio), uma vez contratados, os motoristas realizam obrigatoriamente um curso de 40 horas, previsto por lei pela resolução 168 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e ministrado por professores do Detran (Departamento Estadual de Trânsito).
As aulas incluem direção defensiva, primeiros-socorros, relações humanas e legislação do trânsito, e o curso precisa ser refeito a cada cinco anos, com carga horária menor, de 16 horas. A empresa afirma que também é realizado um treinamento veicular antes do profissional ir às ruas com passageiros.
O motorista Pedro dos Santos, 42, motorista da linha 158 --que vai da Gávea, na zona sul do Rio, à estação Central--, confirma o treinamento, mas diz que ele é insuficiente frente aos problemas