RELATORIO COLETA
Coleta Sanguínea
A coleta de sangue é um procedimento rotineiramente utilizado em laboratórios de análises clínicas e alguns cuidados são essenciais tanto para com o paciente como para com a amostra a ser coletada. A coleta é realizada com agulhas e seringas estéreis e descartáveis ou por meio de tubos com vácuo, adaptados a agulhas estéreis, com ou sem anticoagulantes.
O garrote deve permanecer o menor tempo possível no braço do paciente e a amostra deve ser acondicionada no tubo de ensaio de maneira que não ocorra hemólise da amostra.
Coleta de Sangue Venosa
A coleta de sangue venoso a vácuo recomendada pela CLSI (Manual Clinical and Laboratory Standads) onde atualmente passou-se a ser muita usada,pois oferece inúmeras vantagens ao usuários.
Dentre elas podemos destacar:
- O fácil manuseio, devido a quantidade de vácuo presente nos interior dos tubos que calibra o volume de sangue em sua etiqueta externa e proporciona o volume de entrada de sangue necessário a ser coletado.
- Pacientes com acessos venosos difíceis, crianças, pacientes em terapia medicamentosa, quimioterápicos e etc, são beneficiados, pois facilitam tais coletas.
- Conforto ao paciente, pois com única punção venosa pode-se colher vários tubos,abrangendo todos os exames solicitados pelo médico.
- Garantia da qualidade nos resultados dos exames, fator este relevante e primordial em um resultado.
- Segurança do profissional da saúde, uma vez que a coleta a vácuo é um sistema fechado de coleta de sangue, ao puncionar a veia do paciente, o sangue flui diretamente para o tubo, evitando o contato com o meio e o manuseio da amostra de sangue.
Procedimentos para a Coleta Sanguínea
1-Verificar se a cabine da coleta esta limpa para iniciar as coletas.
2-Solicitar ao paciente que diga seu nome completo par a confirmação do pedido médico e etiquetas.
3- Conferir e ordenar todo o material a ser usado no paciente, de acordo com o pedido médico (tubos, gaze, garrote e etc.
4- Informá-lo