PESQUISA
Gene é uma sequência de nucleotídeos distintos que fazem parte de um cromossomo. Cada gene codifica uma determinada sequência de uma cadeia polipeptídica (união de aminoácidos que formam a proteína). O gene é formado por uma sequência de DNA (ácido desoxirribonucleico) e RNA (ácido ribonucleico), sendo este último responsável pela síntese de proteínas da célula.
2) Quais os tipos de gene
Os genes são classificados em: gene dominante (responsável pela atribuição de determinada característica no descendente), gene recessivo (manifesta-se na ausência de gene dominante), gene estrutural (contém a informação que determina a estrutura dos seres vivos), gene operador (atua no funcionamento de outros genes) e gene regulador (controla a síntese e transcrição de outros genes).
3) O significa intron e exon
Quando o DNA é transcrito em forma de mRNA (mensageiro) há "pedaços" que não vão codificar nenhuma proteína (em última instância). Os íntrons são essas partes, e são removidas no processamento do RNA, já os exóns são os "pedaços" que contém a informação para a síntese de proteína.O processo conhecido como 'splicing' é responsável por esse processamento.ÍNTRON – são sequência de nucleotídeos no DNA que não aparece no RNA mensageiro;ÉXONS são sequências ativas do DNA de um cístron que são transcritas em RNA mensageiro.
4) Por que acontece a troca da timina para uracila
A Timina é praticamente igual a Uracila quanto a fórmula estrutural molecular. Além disso, Timina, Citosina e Uracila são bases nitrogenadas do tipo pirimidina, sendo muito parecidas, se tivesse Uracila no DNA, consequentemente teríamos vários erros durante a replicação (duplicação) da molécula. Além disso, o mecanismo de retirada de um radical amina,da Citosina forma a Uracila e isto é um importante mecanismo de reparo para o DNA. Tiramos disso que o DNA é uma molécula que tem que ser mais conservada, já que é o DNA que conserva a informação genética que deve ser preservada para manter as