Falta De Qualifica O Na M O De Obra Da Constru O Civil
Nos últimos anos ouvi um grande aumento no mercado da construção civil, investimento sendo realizado, seja eles feitas pelo governo federal, estadual e municipal ou pelas empresas privadas incentivado pelos grandes eventos esportivos como: Copa do mundo,que foi realizado neste ano e os Jogos Olímpicos que acontecera em 2016 favorece para um mercado em alta e aquecido.
Diante de todos esses acontecimentos, as empresas encontram dificuldades em contratar mão de obra qualificada, segundo o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), o setor é um dos quatro no país que, este ano, sofrerão com a falta de qualificação profissional.
Segundo Caio Arnaes é especialista em recrutamento para engenharia na Robert Half.em seu site revela:
O cenário de desenvolvimento para o país é muito otimista. A carência no mercado de trabalho, porém, deixa em dúvida o sucesso dessa grande empreitada que será a infraestrutura para todo esse crescimento. O desafio agora é buscar respostas para os problemas que estamos enfrentando em relação à mão-de-obra qualificada.
Segundo Celina Aquino em um artigo em 17/07/2014 relata,
Já não se fala mais em escassez de mão de obra na construção civil. As empresas do setor agora conseguem com mais facilidade contratar operários para os canteiros de obras. O desafio é encontrar estratégias para reter e qualificar as equipes de trabalho.
Falta de qualificação na mão de obra da construção civil
Com o crescimento da tecnologia na construção civil o mercado de trabalho da esta cada vez, mas exigentes em relação à qualificação dos seus profissionais, trabalhadores em níveis compatíveis com os novos padrões técnicos é uma das principais exigências dos empresários no momento da seleção. Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção em uma pesquisa realizada no ano de 2013, “três em cada quatro empresas afirmam ter dificuldade com a falta de mão de obra qualifica isso