Falta de liderança no gestor pode barrar desenvolvimento da carreira dos subordinados
CURSO: Pós Graduação em Educação Corporativa
DISCIPLINA: Comportamento Humano: Liderança, Motivação e
Gestão do Desempenho
ATIVIDADE: A1D05
Artigo: Falta de liderança no gestor pode barrar desenvolvimento da carreira dos subordinados
Atualmente, com a possibilidade de rápida ascensão na carreira, muitas pessoas chegam a cargos de chefia sem o devido preparo para liderar pessoas. Como vimos no artigo estudado, isso pode vir a prejudicar os colaboradores e até mesmo o desempenho da equipe.
Infelizmente, não basta o conhecimento técnico quando se trata de gerenciar funcionários. E algumas empresas erram quando entregam cargos gerenciais a alguém considerando apenas esse requisito. Ser chefe é bem diferente de ser líder. Chefia é um posto de trabalho, um cargo. Liderança é bem mais que isso. Como nos diz RODRIGUEZ (2005, p. 109), “liderança consiste em fazer as pessoas atingirem seu pleno potencial”. E isso nem todo chefe consegue. Apenas os líderes têm a visão da necessidade da empresa e dos colaboradores e sabem conciliar isso, fazendo com que os funcionários se desenvolvam e promovam também o desenvolvimento da organização.
Para ser líder, é preciso saber influenciar da maneira certa. Não é apenas questão de poder, como os chefes têm e costumam usar para obter resultados. Como bem ensina HUNTER (2006 p. 32), a liderança deve se basear na autoridade e não no poder. Com o poder que o cargo oferece, os chefes podem obrigar seus funcionários a fazerem algo, mesmo que não seja da vontade deles. De acordo com esse autor, “Autoridade é muito diferente de poder, já que ela envolve a habilidade de levar outros a fazerem – de bom grado – sua vontade”. Ou seja, é a influência do líder que induz os colaboradores, diferentemente de quando eles têm que fazer alguma coisa apenas porque foi ordem do chefe.
Caso minha equipe não me considerasse um líder, o que eu teria que fazer seria procurar me avaliar, escutar as