FALTA DE FOCO
Um dos principais vilões da produtividade profissional é, sem dúvidas, a falta de concentração e dedicação no que as pessoas se propõem a fazer. É inegável que há inúmeras atividades que podem nos tirar a atenção fazendo com que deixemos de concluir as atividades programadas para fazer outras. Hoje, a tecnologia como smartphones, notebooks, tablets possuem inúmeros atrativos que tiram a atenção de qualquer tarefa.
Tipicamente, desviamos o foco do que estamos fazendo, quando decidimos realizar alguma atividade, como escrever por exemplo. “Porém assim que começamos a escrever, outras atividades começam a vir na cabeça, como “preciso arrumar aquela roupa ali” ou preciso ver esse aplicativo bem rapidinho” ou “só vou ver minhas atualizações nas redes sociais”. Esses desvios de foco são os maiores inibidores de produtividade. Por que nos torna pessoas sem disciplina para concluir uma tarefa no prazo que precisamos fazer.
Para melhorar essa situação, é adequado fazer uma análise do que realmente é importante fazer e assim estruturar um cronograma que deve ser seguido. Por exemplo, quero escrever, quero aprender um aplicativo e ver as atualizações das redes sociais. Para isso, certamente que ver o aplicativo e as atualizações das redes sociais tomarão maior interesse do indivíduo. Assim, melhor é se organizar para ver tudo o que precisa sobre o aplicativo. Depois verificar as atualizações e quando estiver tudo certo, se preparar para escrever, assim gera uma sensação de calmaria pois deixa de haver aquela angustia para terminar de escrever para isso. Nesse momento é indispensável desligar todas as mídias que podem tirar a atenção e deixar somente a página em que irá escrever aberta. Assim, tendo atenção somente para a página em que irá escrever, ficará melhor para dedicar-se somente a essa atividade e somente depois que terminar pode-se relaxar e dedicar-se a outra atividade.
Assim, para manter o foco nas atividades propostas, é preciso, acima de tudo,