Falta de especialistas
Ciências Contábeis
TGA – Resenha
São Paulo
20 – 10 – 2011 Falta de Especialistas
As empresas locais contratam mais funcionários em 2011. Um levantamento mostrou que a superação de 34%, foi maior que o Record anterior, mas o desemprego também subiu em relação ao ano de 2010.No Brasil há uma grande oferta de emprego, pois falta profissionais especializados. Com essa falta de profissionais especializados, muitas empresas podem prejudicar o seu crescimento se assim continuar.
A falta de qualidade é o problema. Se as empresas começarem a investir no treinamento de seus profissionais, poderá reverter à situação para que o futuro do Brasil seja mais promissor.
É perceptível a falta de profissionais, tanto que a migração e imigração estão aumentando. O ministério do trabalho marcou um aumento de 30% em 2010 de profissionais estrangeiros autorizados a trabalhar no Brasil, advindos dos EUA e do Reino Unido, da Alemanha e das Filipinas. Esse aumento se deu devido a uma expansão da indústria Brasileira, e a compra de equipamentos tecnológicos importados, que exigiu especialistas para dar treinamentos.
Nos últimos anos de crescimento econômico do Brasil, não havia trabalhadores altamente competentes e especializados. Hoje em dia se houver uma necessidade de mudança imediata, muitas empresas não estarão preparadas para se adaptarem. É claro que não foi pelo departamento de recursos humanos que o Brasil teve esse crescimento. O setor industrial teve um crescimento de 10% no ano passado, tanto que no norte do país, devido as barragens hidroelétricas e reformas na infraestrutura de aeroportos, rodovias e portos para a realização da Copa do Mundo de 2014 e das olimpíadas de 2016, foi uma corrida para achar profissionais qualificados com experiência (isso está gerando muitos empregos) e o governo diz que quer colocar um trem-bala, entre Rio e são Paulo, em funcionamento. Um projeto altamente ariscado, haja vista que jamais foi tentado antes, ainda mais