Falsos cognatos
Justificativa da escolha do tema: A escolha pelo tema justifica-se pelo fato de a língua Espanhola apresentar palavras muito semelhante na grafia e na pronúncia, mas possuir significado totalmente diferente.
Objetivos: Desenvolver no aluno a capacidade de reconhecer e saber que essas palavras têm um significado totalmente diferente daquele que ele (aluno) está habituado, e saber qual o seu verdadeiro significado na língua Espanhola.
Público Alvo: Estudantes da rede de Ensino Fundamental.
Conteúdo: Os falsos Cognatos e seus significados reais
Metodologia, procedimentos e materiais:
Ao longo do minicurso serão utilizados:
Fotocópias de textos, lousa, canetão, algumas imagens retiradas de jornais e revistas.
Primeiramente, o aluno-estagiário distribuirá as imagens preparadas por ele mesmo aos alunos que participaram do projeto. E logo depois da apresentação inicial dar exemplos de palavras na lousa em português e espanhol para os alunos observarem a semelhança entre as duas línguas, observando as imagens.
Num primeiro momento, o aluno-estagiário fará a leitura, por etapas, das imagens em espanhol para ver a reação dos alunos e logo após traduzir para o português. Mais tarde dar atividades usando fotocópias de textos para ver ser os alunos conseguem fazer tudo o que foi proposto.
Após a apresentação de todo o material serão desenvolvidas as seguintes atividades:
1. Atividades de interação
2. Atividades de memorização das palavras
3. Atividades da internet www.bomespanhol.com.br/atividades www.soespanhol.com.br/ 4. Leitura de textos
Avaliação: A avaliação poderá ser realizada por meio de atividades como leitura de textos diversos e tiradas da internet os quais podem ser fornecidos aos estudantes pelo aluno-estagiário ou pesquisados por eles mesmos em livros de língua espanhola.
Bibliografia/Referências:
www.bomespanhol.com.br/atividades