Comandos ubunto
RPM
A Red Hat lançou o RPM em 1995. Hoje o RPM é o sistema de gerenciamento de pacote usado para pacotes no Linux Standard Base (LSB). As opções de comando rpm estão agrupadas em três subgrupos para:
Consultar e verificar pacotes Instalar, atualizar e remover pacotes Realizar funções diversas
Focaremos os primeiros dois conjuntos de opções de comando neste artigo. Você encontrará informações sobre diversas funções nas man pages de RPM.
Também devemos observar que rpm é o nome do comando para o comando principal usado com RPM, enquanto .rpm é a extensão usada para arquivos de RPM. Assim, "um rpm" ou "o rpm xxx" normalmente estará se refere a um arquivo de RPM, enquanto que rpm normalmente se refere ao comando.
TAR
É um formato de empacotamento de arquivos sem compressão (seu nome vem de tape archive). É usado para backups principalmente, pois conserva os atributos originais dos arquivos, como dono, grupo, etc. Sua extensão típica é ".tar".
tar.gz Além de empacotar, ele comprima os arquivos. É comum, então, que se utilize o compressor gzip. A extensão típica de um arquivo empacotado com TAR e comprimido com gzip é ."tar.gz" ou ".tgz". tar.bz2 Formato de compactação de arquivos, muito utilizado em sistemas Unix-Like. É suportado por diversos descompactadores disponíveis para windows.
Para compactar arquivos no formato TAR.BZ2 usando use:
tar -jcvf arquivos.tar.bz2 arquivos/
Para descompactar arquivos no formato TAR.BZ2, no diretório corrente:
tar -jxvf