Falas
O Inicio do Conflito
5. As desavenças iniciaram-se com a concentração de tropas sob o comando do maragato João Nunes da Silva Tavares, o Joca Tavares, Barão de Itaqui em campos da Carpintaria, no Uruguai, localidade próxima a Bagé.
6. Eficientemente, os maragatos dominaram a fronteira, exigindo a deposição de Júlio de Castilhos, que havia sido eleito presidente do estado pelo voto direto. Havia também o desejo de um plebiscito onde o povo deveria escolher a forma de governo.
7. Devido à gravidade do movimento, a rebelião adquiriu âmbito nacional rapidamente, ameaçando a estabilidade do governo rio-negrense e o regime republicano em todo o país. Floriano Peixoto, então na presidência da República, enviou tropas federais sob o comando do general Hipolito Ribeiro para socorrer Julio de Castilhos.
A paz
12. O presidente da República era então Prudente de Morais, e o emissário do governo federal era o general Galvão de Queirós.
Henrique – 11 linhas
Pica-Paus
1. Eram chamados de Pica-paus durante a Revolução Federalista de 1893 no Rio Grande do Sul - os opositores dos maragatos.
O inicio do Conflito
8. Foram estrategicamente organizadas três divisões, chamadas de legalistas: a do norte, a da capital e a do centro. Além destas, foi convocada a polícia estadual e todo o seu contingente para enfrentar o inimigo.
Argentina e Uruguai
9. Ao longo da Revolução, os federalistas tiveram apoio constante da província de Corrientes, na Argentina e também no Uruguai. O que lhes permtiu contrabandear armamento através da fronteira, praticar incursões táticas em território estrangeiro a fim de fugir de perseguições, bem como, refugiar-se nos países vizinhos em momentos de desvantagens frente a inimigo.
A Paz
11. A paz finalmente foi assinada em Pelotas no dia 23 de agosto de 1895.