Falar em público
Não há como fugir. O especialista Reinaldo Polito (2006) salienta que qualquer que seja a atividade, daqui em diante você estará sempre ‘correndo o risco’ de falar em público.
A habilidade em técnicas de comunicação e apresentações passou a ser competência importante para profissionais de todas as atividades. Falar em público, seja em pequenas reuniões, diante de poucas pessoas, seja em grandes eventos, diante de platéias numerosas, tornou-se tarefa quase corriqueira, independentemente da posição hierárquica ocupada pelo profissional na organização.
Embora as pessoas estejam frequentemente às voltas com apresentações em público, poucas estão bem preparadas para desempenhar a tarefa com eficiência. Todos os profissionais, por maior que seja sua dificuldade para se apresentar em público, podem, em poucas horas de capacitação criteriosa, expressar-se com eficiência nas mais diversas circunstâncias, diante de qualquer tipo de platéia.
2.4 Técnicas de Apresentação e Comunicação
Técnica pode ser definida como maneira, jeito ou habilidade especial de executar ou fazer algo. Para que o instrutor de capacitação possa se comunicar com sucesso existem maneiras apropriadas para tal. As técnicas de apresentação podem ser aprendidas e praticadas visando ao aprimoramento das habilidades de comunicação fazendo assim com que o instrutor possa ter sucesso em suas aulas, palestras, oficinas e outros eventos de capacitação. A seguir, uma série de dicas importantes para o seu aperfeiçoamento:
2.4.1 Respiração – tranqüilize-se
O primeiro passo para uma boa apresentação é estar tranqüilo. A respiração pode ser uma aliada fundamental para o instrutor. Para controlar a ansiedade, antes de iniciar a apresentação é importante fazer a respiração abdominal – pelo menos três vezes – com o objetivo de oxigenar o cérebro.
Estar calmo perante a platéia faz com que o instrutor transmita segurança a quem assiste à palestra.