falacias
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA
FALÁCIAS: argumento pela ignorância, apelo à piedade e apelo ao povo
Trabalho apresentado na Disciplina Fundamentos da Filosofia e da Lógica, ministrada pelo Prof. Dr. Eduardo Ramos, como requisito parcial de Avaliação. Discentes:
Bianca
Franciane Silva da Silva,
Francisdalva Soares Coelho, 14638001201
Ingrid Amanda B. Oliveira, 14006002201
Marco Antônio G. Vasques,
Belém-Pa
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 FALÁCIAS 4
2.1 FALÁCIAS FORMAIS 4
2.2 FALÁCIAS NÃO-FORMAIS 4
2.2.1 Argumento pela Ignorância 4
2.2.2 Apelo à Piedade 5
2.2.3 Apelo ao Povo 6
3 CONCLUSÃO 7 REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho aborda a temática das falácias. A seguir, será apresentada uma síntese a respeito das falácias, tendo como foco principal 3 (três) das falácias de relevância que integram a classe das falácias não-formais, a saber: argumento pela ignorância, apelo à piedade e apelo ao povo.
Para realizar este trabalho nossa equipe pesquisou o tema em questão em livros e sites e buscou trazer o assunto de forma objetiva e clara para que haja o entendimento melhor do que será apresentado. O trabalho é composto pela definição e os exemplos das falácias destacadas.
2 FALÁCIAS
De acordo com Copi (1978, p. 132) a palavra “falácia” pode se utilizada de várias maneiras. Um uso correto da palavra é o que lhe dá para designar qualquer ideia equivocada ou falsa crença.
Uma falácia pode ser entendida também como um argumento que na lógica é invalido. Argumentos que se destinam à persuasão podem parecer convincentes para grande parte do público apesar de conterem falácias, mas não deixam de ser falsos por causa disso.
No estudo da lógica é